Sistemas elétricos para pontes rolantes: componentes essenciais

Um sistema elétrico para ponte rolante é um conjunto integrado de componentes que permite o controle, alimentação e proteção dos motores responsáveis pelos movimentos de elevação e translação do equipamento. Este sistema inclui motores, inversores de frequência, sistemas de alimentação e proteções elétricas específicas para garantir operação segura em ambientes industriais.

Quais são os componentes essenciais do sistema elétrico?

Os principais componentes incluem motores elétricos trifásicos, inversores de frequência, painéis de comando, sistemas de alimentação através de barramentos blindados e dispositivos de proteção. O painel elétrico permite a alimentação elétrica e o acionamento dos motores, bem como a proteção dos circuitos, sendo constituído por um gabinete com componentes elétricos que viabilizam o comando da ponte rolante.

Os motores utilizados são tipicamente trifásicos por oferecerem maior eficiência e menor necessidade de cabos comparados aos sistemas monofásicos. Controlado eletricamente, o motor para ponte rolante tem seu princípio funcional baseado em um campo magnético, sendo considerado robusto e de baixo custo.

Como funcionam os inversores de frequência?

Os inversores de frequência são essenciais para controle preciso da velocidade e torque dos motores. O dispositivo transforma corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica variável, controlando a potência através da variação da frequência entregue pela rede elétrica.

Em pontes rolantes, os inversores proporcionam benefícios como controle preciso de velocidade e torque, maior segurança nas operações, redução de solavancos e oscilações, além de economia de energia. As rampas de aceleração e desaceleração evitam partidas e paradas bruscas que podem comprometer materiais elevados e componentes mecânicos.

Quais são os requisitos para sistemas de alimentação?

Os sistemas de barramento elétrico blindado são utilizados na energização de equipamentos móveis, fornecendo energia elétrica e comandos a pontes rolantes. Estes sistemas atendem tensões de isolação de até 1000 Volts e capacidade de condução de até 3000 Ampéres.

Para todas as tensões de comando usuais podem ser fornecidos comandos de contactores standard, com componentes elétricos fornecidos com conexões de encaixe quando tecnicamente possível. O equipamento pode ser complementado com diferentes componentes de comando e controle, incluindo conversores de frequência opcionais.

Que proteções elétricas são necessárias?

A segurança elétrica em pontes rolantes deve seguir as normas regulamentadoras brasileiras. As máquinas que utilizarem energia elétrica devem possuir chave geral em local de fácil acesso, acondicionada em caixa que evite acionamento acidental e proteja partes energizadas.

Os equipamentos devem ser aterrados eletricamente conforme previsto na NR 10, que estabelece requisitos mínimos para segurança em instalações elétricas. Para classificação de áreas perigosas, trabalhos em áreas classificadas devem ser precedidos de treinamento específico de acordo com o risco envolvido.

A especificação adequada dos sistemas elétricos para pontes rolantes requer análise cuidadosa dos requisitos de capacidade, ambiente operacional e conformidade normativa. Para projetos de 1 a 100 toneladas ou sistemas especiais acima dessa faixa, a Atriumetal oferece soluções técnicas completas que atendem às normas ABNT e regulamentações aplicáveis ao setor hidrelétrico.

atriumetal

Uma empresa movida a desafios, com excelência em soluções para a indústria e atuação nos mais diversos segmentos de engenharia, com projetos próprios, flexíveis e totalmente adaptáveis às necessidades dos nossos clientes e amigos.

Escreva um comentário